A técnica é utilizada para favorecer a circulação diminuindo a retenção excessiva de líquidos que banham as células, além de melhorar a circulação, melhora a defesa imunológica, pois age como um mecanismo de auxilio na eliminação de substancias tóxicas e produtos finais do metabolismo corpóreo.
A drenagem linfática é essencial na preparação da cirurgia e no pós-operatório garantindo melhor cicatrização e uma recuperação mais rápida.
A Drenagem Linfática Manual exerce uma ação sedante, tranqüilizante e relaxante. De fato, quando se inicia o tratamento, a maioria dos pacientes sente que os seus músculos se relaxam, as suas pálpebras pesam e uma sensação de torpor invade-os. No entanto, não é recomendável a utilização de cremes ou óleos de massagem nesta técnica.
Também é comum sentir vontade de urinar com mais freqüência após a sessão, e este é um sinal que a Drenagem Linfática foi bem feita, pois estimula ao funcionamento dos rins e todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente através da urina.