Osteopatia é um tratamento surgido nos EUA, cujo criador foi o Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917).
É um sistema de avaliação e tratamento que está relacionada às disfunções do sistema músculo-esquelético e tem como principal foco de trabalho as dores do corpo. Um dos seus princípios básicos centra-se no fato de que boa parte da dor e disfunção que sofremos, ocorrem alterações da estrutura e função do nosso organismo. Atua desta forma principalmente nos tecidos: ligamentar, muscular, tendíneo, articular, nervoso e fascial, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos que estejam em disfunção (com restrição de movimento).
Quais as indicações do Tratamento ?
Na verdade são inúmeras as indicações do tratamento. As patologias mais frequentes que chegam ao profissional são referentes a coluna vertebral, mas a atuação é muito mais ampla. Exemplos onde a Osteopatia tem ótimos resultados:
Hérnias de disco e Protusões discais;
Tendinites;
Todos os tipos de dores na coluna (Lombalgia, Ciática, Cérvicobraquialgia, Dorsalgia, Escoliose, hipercifose, hiperlordose, Coccigodíneas, etc);
Entorses de repetição;
Alterações Posturais;
Pubalgia.
Sua função é retirar a sobrecarga da região do corpo em sofrimento reestabelecendo a boa saúde do sistema músculo esquelético.